domingo, 3 de janeiro de 2010

Google Wave, muita onda!

Pra quem ainda não sabe, o Google pretende dominar o mundo! É isso mesmo, amigos. E a mais nova arma que eles estão criando para tal, chama-se Google Wave. Mas como dominar o mundo com uma Tsunami (Não resisti ao trocadilho!)? Bom, para compreender melhor, é preciso sacar o que é o Google Wave. Mas antes, precisamos entender o conceito de "Wave".
Para aqueles que já utilizam as ferramentas do Google no dia a dia [Buscador, Gmail, Orkut, Blogger, etc] e já estão habituados às inovações da Gigante Norte-americana, vai ser fácil se acostumar. Trata-se de mais um novo conceito que o Google introduz no mundo da web. "Wave", dependendo do contexto, pode ser um e-mail, um diálogo, um post, uma foto, um texto, um artigo, etc. Dentro do Google Wave, cada thread é tratado como uma "Wave", ou seja, um objeto que, de forma colaborativa, pode ser modificado por qualquer membro de um determinado grupo. Vamos a um exemplo prático e certeiro.
São 9:00h. Você gerencia uma equipe de 100 pessoas e acaba de ser informado de que precisa encaminhar um relatório às 10:00h para a diretoria. O tal documento precisa necessariamente ser avaliado pelos 100 colaboradores. Em outras circunstâncias aconselharia você a se adiantar e pedir demissão! Uma alternativa menos nobre e anti-ética é encaminhar o documento sem a revisão da equipe. Com o advento da tecnologia [e graças ao Google], nenhuma das opções anteriores precisa ser ao menos cogitada. Você entra no Google Wave, envia um "Wave" para toda a equipe com o documento anexado e aguarda o feedback colaborativo. Se todos os colaboradores tiverem o mesmo compromisso que você (e o documento não for a Bíblia Sagrada ou o Dicionário da Língua Portuguesa) em minutos você terá seu relatório revisado e com tempo de sobra para o cafezinho (ou para atender a outra demanda planejada).
A ferramenta pode ser usada para muitos outros fins como leitor de RSS, Arquivo de Textos, Fotos e Contatos, Comunidades, Blogs, etc. Pode ser usado de forma corporativa ou mesmo em um grupo de estudos de forma descontraída.
Por enquanto, o acesso a ferramenta é restrito a um grupo seleto de usuários avançados (como eu consegui um convite?) que receberam um convite do Google para experimentar, de forma crítica, a ferramenta e colaborar com o desenvolvimento da mesma. Em breve a empresa pretende lançar uma versão beta do programa, que roda em qualquer navegador (preferencialmente no chrome) em qualquer sistema operacional.
Estou experimentando o Wave, mas por enquanto me sinto como um surfista num final de tarde de inverno, dropando sozinho num mar desconhecido!

2 comentários:

Ricardo Medeiros disse...

Interessante essas informações sobre o Google Wave, já tinha ouvido falar mais nunca busquei informações sobre o asssunto. Acho que a Microsoft implementou uma ferramenta semelhante em seu pacote Office, mas não tenho certeza sobre isso.
É impressionante a velocidade com que o Google recebe e agrega em seus sistemas, aplicativos, etc, 'waves' (rsrs) informações e tecnologias das mais diversas formas e locais, tornando-se o oráculo da internet e causando espanto com suas soluções inovadoras e nos deixando cada vez mais dependentes desses serviços que facilitam a vida...
Provavelmente daqui a algum tempo o Google estará em tantos lugares e com tantas informações que poderá tornar-se onipresente e onisciente quando se voltará contra a raça humana, escravizando-a e tirando energia dos corpos para alimentar seu mainframe até sugir o escolhido... John Connor!! (desculpe mais é que assisti a trilogia Matrix e em seguida o Exterminador do Futuro 4 rsrs).

Um grande abraço!!

Vanderson Sampaio disse...

E tem mais coisa por aí! Na edição deste mês da INFO tem uma matéria falando sobre uma "nova abordagem" DNS que o Google está propondo para acelerar o acesso a páginas, melhorando assim a conexão a internet e evitando tráfego desnecessário na web. Só tem um detalhe: a tecnologia faz uso de servidores DNS do Google. Uma forma precária de centralizar grande parte das requisições a servidores DNS e junto com isso, muitas informações de todos os usuários... Isso é mais um indício...